QUEM SOU EU?

O CRAS também é conhecido como CASA DA FAMÍLIA - é um serviço municipal de atendimento socioassistencial ás famílias.em vulnerabilidade social Trabalha com as famílias contribuindo para o processo de emancipação social de seus membros e para a sua autonomia. Técnicas de Referência: Flávia Cristina - Psicóloga; Juliana Ribeiro - Assistente Social

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012



                     Olá pessoal!! conforme o resultado da enquete, segue a baixo os serviços desenvolvidos pelo CRAS.  E em breve postaremos com mais detalhes cada ação desenvolvida...

   Boa semana à todos!!
                                 
O QUE É:

O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social, ou seja, programas, projetos e benefícios direcionados a matricidade familiar e indivíduos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, sendo a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do SUAS.

                                   SERVIÇOS DESENVOLVIDOS:

·         Recepção (acolhida);
·         Encaminhamento para inserção no Cad-único;
 ·     Visita familiar;
· Atendimento domiciliar a idosos e pessoas com deficiência;
·     Atendimento em grupo;
· Orientação e encaminhamento para confecção de documentos pessoais;
·         Cadastramento gradativo das famílias e indivíduos;
·         Registro qualitativo e quantitativo das atividades;
·         Orientações e informações para a população e encaminhamento para bens e serviços comunitários e do município na área da saúde, educação e assistência social 
·         Articulação com serviços do território;
·         Distribuição de leite;
·    Mobilização de grupos e confecção de projetos para potencialização de recursos e inclusão produtiva;
·         Palestras socioeducativas;
· Mobilização na organização, capacitação para formação de uma associação de catadores;
·Projeto de mediação Familiar, trabalha a mediação na resolução dos conflitos familiar ;
·     Oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo especialmente para beneficiários do PBF- Programa Bolsa Família, BPC- Benefício de Prestação Continuada, PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, agentes ambientais e grupos de risco pessoal e social;
·         Capacitação permanente da equipe de trabalho;
·         Reunião com a equipe de trabalho semanalmente;
·     Participação nos conselhos, comissões, comitês e/ou organismos da sociedade civil organizada, enquanto espaço de discussão coletiva e efetivação do controle social;
·   Confecção de estudo social, relatórios e pareceres quando solicitado pelo Ministério Público e/ou órgão competente;
·         Campanha do agasalho contínua durante todo o ano;
·   Acompanhamento psicossocial dos egressos de clinicas de tratamento para Alcoolistas;
·      Cadastro e acompanhamento psicossocial às crianças e adolescentes e suas famílias ao serviço de Acolhimento Familiar (Programa Família Acolhedora);
·Realização de diagnóstico psicossocial e intervenção junto à demanda percebida por este processo;
·    Realização de campanhas socioeducativas;
· Encaminhamento à programas de Transferência de Renda como Benefício da Prestação Continuada e Programa Bolsa família;




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